Metal Duro

Metal Duro, oque é?

É um material que consiste em carbonetos metálicos de tungstênio, titânio, tântalo ou molibdênio, tendo como aglomerante o cobalto.

É fabricado por metalurgia do pó, que consiste nas etapas de misturas de pós, prensagem e sinterização. Como produto final tem-se o metal duro na forma de insertos e pastilhas para usinagem. Em alguns casos recebem tratamento adicional, como revestimento (TiN, TiC, TiCN e Al2O3, entre outros, na forma de simples ou de múltiplas camadas), e afiação por meio do processo de retificação.

O metal duro apresenta elevada dureza; contudo, sua tenacidade é inferior à do aço rápido. A temperatura de corte do metal duro pode chegar a 1000ºC.

Os métodos de usinagem são três principais: torneamento, fresamento e furação. Ao escolher uma determinada ferramenta conforme a aplicação, os metais duros podem ser usinados eficientemente.

As ferramentas de metal duro se tornaram o principal motivo para o aumento da produtividade enquanto pesquisas desenvolvem constantemente novos produtos para usinagens mais rápidas e mais precisas, o que reduz os custos de fabricação.